domingo, 6 de junho de 2010

Diário de Viagem: Curitiba e São Paulo

Clique na foto e veja +

A cidade de Curitiba é a capital do estado do Paraná/ Brasil.
Uma megacidade que ao meu ver tem um ar de cidade do interior.
Com suas contruções antigas e um povo meio que desconfiado a
o contrário de nós paulistas eles não são de muito assunto com desconhecidos.
Minha viagem começou como sempre pela cidade de São P
aulo, fui de Gol Linhas Aéreas com a tarifa de R$ 227,00 divididos no cartão de crédito (decidi por esta cia aérea, pois os preços estavam compátiveis com as demais cias e também por querer conhecer como são os serviços da mesma).

Dia 02 de Junho de 2010 (Quarta-feira)

Sai de casa (Taubaté interior de São Paulo). As 6:00 horas d
a manhã com destino a são José dos Campos e de lá ir de onibus da empresa Passaro Marrom, com saída as 8:00.
Chegando por volta das 7:00 da manhã na cidade não h
avia mais vagas até o Aeroporto de Guarulhos até o onibus das 12:30 mas o meu vôo era as 12:25, perderia o vôo.
Como eu tinham mais 9 pessoas nescessitando chegar ao aeroporto, mas sem transportes.
Decidimos todos comprar passagens até São Paulo descend
o no shopping Internacional de Guarulhos e de lá pegar 3 taxis dividindo os custos. Foi uma coisa de louco porque nós nos conhecemos ali em um momento de nervosismo, pois todos precisavam chegar ao aeroporto de alguma forma. E o que foi bem legal, pudemos nos conhecer e saber que cada um iria para uma região diferente do Brasil para passar o feriado de 2 de junho (Feriado de corpus christi).
Resolvido o problema de transporte, todos conseguimos chegar
as 9:45 da manhã no aeroporto, com tempo de folga. E para uma véspera logo a esta hora achei que o aeroporto estava bem sussegado. Geralmente o Aeroporto de Guarulhos (pelo menos quando meus vôos são lá) costuma ser uma muvuca só.
Decidi resolver a questão da avaria da minha mala que estava desde a viagem de dezembro de 2009.
Fui até a sala da Truestar secure bag e consegui ser atendido pela funcionária Inêz, funcionária simpática e prestativa, que logo ligou na central para saber como
estava o processo e consegui fechar o reenvio dos documentos que precisavam. A Inez até passou os contatos dela para que eu entrasse em contato.
Subi as escadas e fui até ao chek-in da Gol que fica na asa
B do aeroporto. Como eu já havia feito pela internet foi super tranquilo.
Esperei pacientemente e as 11:15 da manhã entrei na sala de embarque, logo após os funcionários nos veio com a informação que a aeronave estava
atrasada e em breve nos dariam maiores detalhes.
Só esqueceram de dizer que o breve seria 1 hora depois do previsto, enfim atrasos acontecem né?
Entrada na aeronave e todos os assentos estavam ocup
ados. Logo que o avião subiu eles começaram o serviço de bordo (suco ou guaraná como bebidas e um salgadinho), super básico mesmo, achei que fosse melhor que o serviço de bordo da passaredo, mas me enganei logo as 13:25 da tarde tomar um suco e um salgadinho, que me desculpem aos que dizem que eu pago para viajar e não para comer, vocês estão enganados uma vez que vocês esperam pelo menos sair na hora certa e recebem uma notícia que vai atrasar e por fim recebem um salgadinho e copo de suco ou refrigerante.
Mas enfim a viagem durou 43 minutos contados no relógio, uma viagem tranquila.
Já no aeroporto Internacional de Curitiba, tive o desprazer de v
er que minha mala foi mais uma vez avariada, mas decidi nem reclamar ao saber que mais uma vez teria que passar por toda aquela burocracia que existe.
Peguei um onibus Aeroporto Executivo pagando R$ 8,00.
Super rápido e eficaz, ele costuma fazer o trajeto dos principais pontos estratégicos de Curitiba, respeitando sempre os pontos de hotéis importantes da Capital.
Desembarquei em frente ao Hotel Bourbon de Curitiba.
Já estava de prontidão a minha linda amiga Julia Terlecki.
E após alguns minutos chegamos ao apartamento que fica lo
go na Alameda Muricy, um ponto importante da cidade, no centro da cidade. Local ideal para ir a qualquer lugar da cidade, uma vez que tem bus para qualquer ponto da cidade.
E depois de um almoço as 15:00 decidimos ficar ali matan
do a saudade. A Julia é meiga, adoro esta menina desde quando morava em minha cidade.
Me instalei em seu quarto, já que seria minha casa por 4 dias.
E ao cair da tarde fui pela primeira vez em uma reunião (se é que posso chamar assim), da Seicho-no-iê, ela é seguidora desta religião, assim como a mãe dela a linda Gorete.
Junto com esta saida veio aquela chuvinha fina. Mas na
da me desanimava uma vez que eu estava com o lema: Está na chuva é para se molhar mesmo.
Desde quando pisei em Curitiba, percebi que o frio de lá é muito mais intenso que Taubaté ou são Paulo, lá o que conta mesmo é a sensação térmica, aquela brisa gelada batendo no rosto é de matar.
Chegamos em casa fazendo planos para o próximo dia.

Dia 03 de Junho de 2010 (Quarta-feira)

Clique na foto e veja +

Ficamos em casa no período da manhã e saímos a busca do que fazer, decidimos pegar o Bus de Turismo que passa pelos princípais pontos turísticos de Curitiba (R$ 20,00 com direito a 4 patadas), fazendo a seguinte rota:

* PRAÇA TIRADENTES
(Marco zero da cidade, é dominada pela Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico, restaurada em seu centenário em 1993)
* RUA DAS FLORES(A principal rua da cidade foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972. É importante eixo comercial da capital)
* RUA 24 HORAS(Ponto de encontro que nunca fecha. Atrai curitibanos e turistas que buscam lazer, compras e opções gastronômicas)
* CENTRO DE CONVENÇÕES(Espaço de eventos, exposições e difusão da cultura. Ali está o Teatro Vitória, com 1500 lugares)

* SHOPPING ESTAÇÃO
* TEATRO PAIOL
(Antigo paiol de pólvora construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971. Sua inauguração teve batismo do poeta Vinícios de Moraes, que compôs música especialmente para a ocasião. Símbolo da transformação cultural de Curitiba)

* JARDIM BOTÂNICO(Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e espaços culturais)

* ESTAÇÃO RODOFERROVIÁRIA/M. MUNICIPAL
(Sua concepção moderna e funcional representou em 1972, quando foi inaugurada, um marco no país em terminais de transporte)
* TEATRO GUAÍRA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA(Na Praça santos Andrade localiza-se o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina. À sua frente, do outro lado da praça encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil)

* PASSEIO PÚBLICO/MEMORIAL ÁRABE(O Passeio é o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba, inaugurado em 1886. Seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris. O Memorial Árabe é edificação moderna inspirada na arquitetura dos povos do deserto. É também biblioteca pública)
* CENTRO CÍVICO(Sede dos Poderes do Estado do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da Prefeitura de Curitiba. Implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Paraná)
* MUSEU OSCAR NIEMAYER(Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976)
*BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS
(Memorial da imigração polonesa, é composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba)
* BOSQUE ALEMÃO(Lembra as mais caras tradições dos alemães, os primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba, no século dezenove, a partir de 1833. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba)

* UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE(Inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, promove educação ambiental para a população em geral. É, por si só, uma lição de ecologia, integrando a arquitetura ao meio ambiente)

* PARQUE SÃO LOURENÇO(Uma velha fábrica de cola deu lugar a um Centro de Criatividade, com cursos, oficinas e espaços para exposições.Seu lago é cercado por ampla área verde nativa)

* ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI
(Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante, está o Farol das Cidades, biblioteca informatizada conectada à Internet)

* PARQUE TANGUÁ
(Às margens do rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista de cooper, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Implantado em 1996)
* PARQUE TINGUI
(O Parque Tingui lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios Tinguis, da nação Guarani)
* MEMORIAL UCRANIANO(O Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, é homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia, comemorado em 1995. Uma réplica da Igreja de São Miguel, da Serra do Tigre, em Mallet, interior do Paraná, com telhas de pinho e cúpula de bronze, é um museu)
* PORTAL ITALIANO
(O Portal sinaliza a entrada do bairro italiano de Santa Felicidade. Utiliza elementos de três edificações típicas da imigração italiana, entre elas a igreja matriz, com sua torre separada do corpo principal)
* SANTA FELICIDADE(Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. Principal eixo gastronômico de Curitiba, é um desfile de casas típicas, unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental)

* PARQUE BARIGUI(Um dos maiores da cidade, implantado em 1972, é um dos preferidos para as caminhadas diárias do curitibano à beira do lago. Tem espaços para exposições e eventos, museu do automóvel, esportes e várias outras atividades)

* TORRE PANORÂMICA/BRASIL TELECOM(Suporte dos serviços de telecomunicações, permite, do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109 metros de altura equivalem a um edifício de 40 andares)

* SETOR HISTÓRICO
(As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade, onde um dos destaques é o Memorial de Curitiba. Aos domingos, tem feira de artesanato)

Descemos no parque Tangua, que por sinal é um dos parques mais lindos que já vi em minha vida. A prefeitura cuida dos parques como ninguém.
A segunda parada foi na Torre Panorâmica onde pudemos conhecer todos os 4 cantos da cidade, de lá fomos a pé para casa aproveitando para conhecer também uma mesquita. Estávamos exaustos daquela tarde maravilhosa.

A idéia de pegar aquele onibus era a de conhecer todos os pontos turísticos e depois voltar nos que mais gostei. Decidido para o dia seguinte.

04/06/2010 (Sexta-feira)

Acordamos com aquela chuvinha intensa, nossos planos foram par
a o ralo literalmente.
Um pouco antes do almoço queria conhecer o comércio, mesmo debaix
o de chuva e a Julia com toda a paciência do mundo foi me apresentar.
A esta altura meu rosto estava todo ressecado por causa do frio.
Comprei um sabonete para limpeza da pele, e quem diz que home
m não pode ser vaidoso?
Passamos em uma lanchonete (se não me falhe a memória se chama Docês corações, vou confirmar com a Julia e posto em breve), para comer uma cochinha que é considerada a sensação da cidade.

Após o almoço foi a vez de conhecer os shoppings, começa
ndo pelo Shopping Palladium, um imenso complexo de consumo. Aliás achei Curitiba uma cidade muito cara, tanto pra quem mora pra quem é turísta.
Roupas e Calçados são extremamente caros, você poderia dizer: é lógico que seria, uma vez que eu estava em um shopping, mas tirei esta conclusão ao andar no comércio e shoppings da cidade.
Andamos e paramos na área de alimentação e pedimos uma batata, aquela batata me fez ficar satisfeito por nada mais nada menos que o resto do dia.

Dali pegamos bus, que é considerado o melhor transporte desta categoria no Brasil, funciona como várias cidades do Brasil a diferença é que os corredores de bus funcionam de verdade e o tempo de espera é curto.
Chegando no Shopping Estação um dos mais charmosos e lindos shoppings que já visitei. Compramos chocolates e saimos a pé debaixo de chuva, andando sentido centro, quando vi 2 camisas lindas em uma lojinha, e se eu disser o preço vocês podem até estranhar, mas enfim achei camisas a R$ 10,00. Isso mesmo R$ 10,00 é irônico mais achei. Olhei gostei e comprei.

A noite prometia então a Julia e eu começamos a nos arrumar. Com a ajuda da Ariane e a Gorete escolhi uma camisa para ir a balada.
As baladas em Curitiba costumam começar cedo pelo que repare
i, pelo menos na Cats Club, uma casa que fica na Alameda Muricy, bem no centro de Curitiba.
Uma casa voltada para o mundo GLBT, mas que também é frequentado por muitos heterossexuais.

E o motivo é simples, os proprietários da casa disponibilizam a todos os Gogo Girls e Gogo Boys. Neste dia mesmo o show foi de streap tease feminino, deixando os garotões sarados enlouquecidos. Ainda falando dos garotões, a mania é tirar a camisa e ficar de peito a mostra, mesmo que não seja bombado.
Até eu entrei na festa, dançando na gaiola liberada aos frequen
tadores.
O que me chateou profundamente é que a casa não disponibiliza área para fumantes e o pior é a forma empregada por eles aos fumantes.
O frequentador fumante que sente a nescessidade de fumar, pod
e receber um carimbo no braço (até ai tudo bem), e sair do estabelecimento na rua e ao voltar, precisa pagar uma consumação no valor de R$ 10,00.
Um absurdo de regra, uma vez que se você quiser beber uma ga
rrafinha de água dentro da casa, você terá que desembolsar R$ 5,00 e uma Kaiser lata o valor amargo de R$ 6,00.
Também com a entrada de mais de 50% de heteros a balada que deveria ao menos ser mista acaba sendo hetero.
Conheci o Alexandre lá, e por sinal heterossexual, mas foi engraçado que ele me passou o telefone e o contato dele.
As 5:15 da madrugada chegamos acabados em casa, bebado cai na cama e dormi.

05/06/2010 (Sabado)

Clique na foto e veja +

Ressaca ao levantar, eram 11:00.
Pulei da cama e a Julia Terlecki me esperava para irmos ao passeio perdido do dia anterior.
Chegamos na Ópera de Arame por volta das 12:00. Queria aproveitar ao máximo o restinho da viagem que estava por terminar no dia seguinte.
A Opera de Arame é um dos pontos turísticos, mais impo
rtante de Curitiba (pelo menos eu senti isso, medindo a quantidade de turístas visualmente).
Ao lado também visitamos a Pedreira Paulo Leminski, um local onde existe uma grande pedreira, e um palco para eventos e ao fundo um lago.

Saindo dali contínuamos nossa jornada, após alguns minutos estavamos no Parque São Lourenço. Sentados a beira da lagoa, conversamos o quanto era bom f
azer aquilo.

O onibus chegou e desembarcamos próximo ao Memorial Árabe. Um monumento que fica a frente do Passeio Público, o parque que também func
iona como um zoológico. Local de grande visitação.

A pé pudemos chegar em casa a tempo de almoçar.

Depois de comer, a minha anfitriã seria a Ariane. Hora de ir ao Jardim Botânico, com sua imensa estufa, que é a sensação da cidade.

Após horas tirando fotos e curir tudo aquilo compramos lembrançinhas.
Chegamos por volta das 19:00.

A noite mal tinha começado e a idéia era voltar a sair destino a Cats, só que sozinho.
Loucura total, pois as 5:40 da manhã teria que sair rumo ao aeroporto.

06/04/2010 (Domingo)

As 5:00 da manhã chegando em casa, com o tempo super apertado, um banho quente para tentar aquecer um pouco o frio de 4 graus.
Exatamento as 5:20 minutos estava pronto, uma vez com a mala arrumada no dia seguinte, era apenas tomar um banho mesmo e partir.

Bermuda, 2 blusas de frio sigo ao ponto do onibus executivo. Exatamente as 5:40 estava a caminho do aeroporto.

Um café para esquentar e um cigarro pra relaxar. Foi o que precisei antes do vôo.
Malas despachadas, é hora de embarcar.
Sem dormir a noite inteiro, nem pude apreciar a viagem com o Pôr-do-Sol no horizonte, mas pude tirar a foto mais linda da minha vida.

Clique na foto e veja +

As 9:05 estava em solo paulista.
A idéia mesmo era economizar. Pagando mais de R$ 30,00 eu estaria dentro de um onibus executivo. Mas tinha outra opção.
Pegar um onibus da mesma empresa que me deixaria no Shopping e Metro Tatuapé, pagando apenas R$ 3,80. O onibus me deixou bem na porta.
Subindo as escadas, comprei os tickets do metrô no valor de R$ 2,65 e segui rumo ao Terminal Rodoviário do Tietê.

Como meu objetivo ainda era enfrentar horas de badalação na paulista na Parada Gay de São Paulo, eu precisava arrumar um jeito de guardar as malas,
por isso decidi ir até lá.

E é até uma utilidade pública mesmo, a dias tentando pela internet e por contatos que mantenho em São Paulo, ninguém conseguia me informar, pelo telefo
ne então impossível.
Mas depois de muito perguntar, uma grande amiga a Andréia, conseguiu a informação.
Cheguei ao terminal e fui comprar a ficha do Guarda-Volume, no valor de R$ 7,00.

Chegando na Avenida Paulista ao meio dia com meus amigos de Araraquara, me esperando.
Começou a curtição, até encontrar a Paula, outra louca que amo de paixão.

Clique na foto e veja +

As 18:30 embarco rumo a Taubaté, finalizando minha mais nova aventura.